• Escola do Legislativo celebra 20 anos com parceria voltada a universitários

Do site da Alepe

A Assembleia Legislativa formalizou, nesta quarta (13), um convênio com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) a fim de oferecer estágios de vivência no ambiente legislativo para alunos dessa instituição de ensino. A parceria marca os 20 anos da Escola do Legislativo (Elepe), que irá intermediar a iniciativa junto com a Cátedra Dom Helder Camara, da Unicap. Representantes da Alepe e da Universidade assinaram um Termo de Cooperação Técnica especificando, entre outros pontos, que as duas partes vão se dividir no acompanhamento pedagógico e na capacitação dos universitários.

A ação, que é pioneira no País e tem o apoio da Unesco Brasil, vai atender, primeiramente, 320 alunos do primeiro período do curso de Direito. Será uma extensão da disciplina de Teoria Política e do Estado, ministrada pelo professor Manoel Moraes, e terá duração de 20 horas. Os participantes irão acompanhar as atividades desenvolvidas na Casa, em especial os debates nas Comissões Permanentes e as Reuniões Plenárias. Enquanto durar o convênio, a Assembleia ainda receberá estudantes de vários outros cursos da Unicap.

 presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PP), parabenizou a Elepe pela data festiva. “Esta é mais uma ação da Casa no sentido de aproximar o cidadão da Alepe, e a Escola do Legislativo está sendo responsável por vários projetos com esse objetivo, como o Alepe nos Municípios e o curso Eleições 2020, que levam este Poder para o Interior do Estado”, enfatizou o parlamentar. “A população deve saber que a Casa de Joaquim Nabuco estará sempre de portas abertas para quem quiser conhecê-la”, pontuou.

O superintendente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti, informou se tratar de “uma experiência inédita de integração entre a universidade e o Poder Legislativo”. “É muito importante que haja essa transferência de conhecimento do processo legislativo de forma mais profunda. Os alunos irão aprender, na prática, como funciona a Casa, bem como o que é a política e de que forma ela deve ser conduzida ”, acrescentou.

SAUDAÇÃO - “Estudantes terão oportunidade de constatar que a política é a alma da sociedade”, disse Teresa Leitão. Foto: Roberto Soares

O professor Manoel Moraes explicou que, no decorrer do estágio, os estudantes vão conhecer a estrutura da Assembleia, acompanhar audiências públicas, entrevistar deputados, entre outras atividades. “Ao propiciar esta vivência, estaremos fortalecendo o Estado Democrático de Direito e permitindo que o estudante aprenda o valor do espaço legislativo como constituinte dos direitos humanos”, destacou. Coordenadora do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade, Maria Luísa Vieira Santos afirmou que a parceria é muito feliz: “Vai propiciar que o estudante conheça o Poder Legislativo e tenha uma visão real sobre o funcionamento da Casa”. 

A deputada Teresa Leitão (PT) saudou os alunos, que assistiram à Reunião Plenária. A parlamentar explicou que o convênio nasceu da iniciativa do professor Manoel Moraes que, de vez em quando, trazia alunos à Alepe. “Por meio da Escola do Legislativo, daremos suporte à ação, que deverá trazer bons resultados para os participantes”, observou. “Os universitários terão oportunidade de constatar que a política é a alma da sociedade, apesar de muitos acharem que ela é desnecessária”, ressaltou. João Paulo (PCdoB), em pronunciamento, também registrou a relevância desse novo projeto da Alepe.

APLAUSOS - “Escola tem desenvolvido diversas ações educacionais e eventos de interiorização do Legislativo”, pontuou Lucas Ramos. Foto: Roberto Soares

Aniversário – O deputado Lucas Ramos (PSB) também destacou a importância da iniciativa e parabenizou os envolvidos. O parlamentar, que utilizou o espaço do Pequeno do Expediente, aproveitou a oportunidade para apresentar um Voto de Aplausos à Elepe, pelos 20 anos de atividades. “Criada em 1999 com o objetivo de contribuir para a qualificação dos servidores da Assembleia, a Escola tem desenvolvido diversas ações educacionais e eventos de interiorização do Legislativo”, pontuou.

Segundo o parlamentar, a Elepe pauta suas ações nos princípios democráticos e inclusivos, possibilitando oportunidades de acesso para que servidores e cidadãos possam desenvolver suas potencialidades. “Parabéns à Escola, assim como a José Humberto Cavalcanti e equipe, por ajudarem a construir essa história.”

Notícia anterior

Próxima notícia