• Teresa Leitão lembra aniversário de 96 anos de Paulo Freire

No dia em que completaria 96 anos, caso estivesse vivo, o educador pernambucano Paulo Freire foi tema de pronunciamento no Plenário da Assembleia Legislativa. Nesta terça (19), a deputada Teresa Leitão (PT) foi à tribuna destacar a importância do pensamento do pedagogo em meio ao momento pelo qual passa o País.

“A tese de Paulo Freire, de que para transformar a realidade é necessário conhecê-la, reveste-se de mais importância face a tantas crises que vivemos”, disse a petista, denunciando “a perda de espaço” para ações voltadas à ampliação da oferta de ensino público nos últimos anos. “Projetos educacionais que sonhavam em dar passos na direção da universalização e da qualidade têm sofrido grandes golpes”.

A parlamentar registrou a realização, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de evento científico em referência à data. A Jornada Latinoamericana de Luta em Defesa da Educação, disse a deputada, servirá também de ponto de partida para as homenagens em alusão ao centenário do pensador. “Paulo Freire mais do que nunca é vivo, contemporâneo, a nos desafiar a mudar a realidade”, pontuou Teresa Leitão.

Notícia anterior

Próxima notícia