• Teresa Leitão registra dez anos de pastoreio do arcebispo de Olinda e Recife

Do site da Alepe

Os dez anos de Dom Fernando Saburido à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife foram comemorados pela deputada Teresa Leitão (PT), em pronunciamento no Pequeno Expediente desta segunda (19). A parlamentar, que participou da missa em homenagem à data realizada no domingo (18), no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima, anunciou que apresentará Voto de Aplausos ao religioso.

“Dom Fernando assumiu a arquidiocese em meio a muitas tensões,  comprometendo-se a dialogar e construir pontes, o que de fato conseguiu”, observou a petista. Entre as conquistas da última década, ela destacou a ampliação no número de paróquias, a criação dos vicariatos regionais e a restauração da Comissão de Justiça e Paz, “que tem grande papel nas causas sociais da Igreja”. 

“Por meio da comissão, a arquidiocese participou ativamente da questão da Reforma da Previdência, defendendo os mais pobres, que serão os mais atingidos. Também da desocupação do Edifício Holiday, além de provocar e participar de uma audiência pública para discutir a intenção de se instalar uma usina nuclear em Itacuruba (Sertão de Itaparica), o que, no tempo da energia limpa, seria uma volta ao passado”, pontuou. 

A deputada citou, para o próximo ano, o desafio de preparar o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que terá como tema “Pão em todas as mesas”. “Faço minhas congratulações por esses dez anos de atividades aproximando a Igreja do povo e dando aos fiéis a real dimensão espiritual, que não se afasta daquela material, do ser humano”, concluiu Teresa.

Notícia anterior

Próxima notícia